sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mais uma campanha Doa Mulher acontece hoje no Hemoap

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) realiza nesta sexta-feira, 26, mais uma campanha "Doa Mulher" que acontece todos os meses, em todo território nacional.
No Estado o atendimento será feito das 7h30 às 13 horas no Hemocentro e poderão participar homens e mulheres. A intenção é conquistar a participação feminina em maior número, para que elas possam se tornar multiplicadoras no ato de doar.
A campanha faz parte da programação da "Semana de Doação de Sangue", iniciada na última segunda-feira, 22. Com a programação, o Hemoap visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de manter um estoque preventivo de sangue no período dos festejos e férias de final de ano.
O Amapá ocupa o primeiro lugar no ranking de maior índice de doação feminina, com 35% da população local. Mesmo diante do excelente resultado, o Hemoap reforça a importância do ato, tanto da classe feminina quanto da masculina.
De acordo com a coordenação do Banco de Sangue existem no Amapá 65,8 mil doadores cadastrados, desse total apenas 20% são assíduos. Por isso é necessário o empenho de todos para que o estoque de sangue atenda a demanda dos hospitais.

A doação
Ao doar sangue o indivíduo não apresenta nenhuma manifestação corpórea. Os cuidados após a coleta são: evitar dobrar o braço pelo qual o sangue foi retirado, evitar esforço físico no dia da coleta, manter o curativo por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas doze horas.

Requisitos
Para ser doador de sangue é preciso gozar de boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, ter comportamento sexual seguro, ter repouso de no mínimo 6 horas na noite que antecede a doação, estar alimentado e não ter gripado nos últimos 15 dias. Além de apresentar um documento oficial com foto (C.I, Carteira de motorista, Carteira de Trabalho) e CPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário