quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Judô do Amapá vai disputar Copa Air France em Caiena

A Liga de Judô da Guiana Francesa, filiada à Federação Francesa de Judô vai realizar  a Copa Air France da modalidade nos dias 23 e 24 de outubro corrente. A competição será realizada em Caiena no Dojô Suzine e foram convidadas as Federações do Amapá, Pará e Suriname para participarem do evento.
Cada Federação convidada poderá levar 15 atletas. No caso do Amapá os judocas terão todas as despesas pagas a partir do Oiapoque aonde um transporte especial conduzirá a delegação até a capital guianense. Caso a FAJ deseje levar mais atletas que o estabelecido pela Liga da Guiana Francesa parte das despesas ocorrerão por conta da entidade amapaense.
Os combates serão nas categorias: Júnior, cadete e mirim. Após a competição haverá um treinamento de uma semana com técnicos franceses e com a participação da medalhista olímpica Lucie Decosse.
A Federação Amapaense de Judô já respondeu positivamente ao convite e estará presente ao evento. As primeiras providências já foram tomadas para a composição da equipe de judocas do Estado.

Fonte Jornal a Gazeta

Tenista amapaense conquista medalha de ouro na Olimpíada Escolar

A mesatenista amapaense Belissa Lisboa conquistou na segunda-feira medalha de ouro na categoria individual feminina das Olimpíadas Escolares, que estão sendo disputadas em Fortaleza-CE. Belissa que pertence à equipe da Conexão Aquarela enfrentou na final Evelin Tomi do Mato Grosso do Sul.
A partida decisiva terminou com vitória da amapaense por três sets a dois. Esta foi a segunda participação de Belissa Lisboa nas Olimpíadas. Ela é considerada a melhor atleta do tênis de mesa do estado. O terceiro lugar ficou com a Laís Toma, do Colégio Universitário (PR) após vencer Caroline Kagohara do Educandário Santo Antonio (SP).
No ano passado em Poços de Caldas (MG) Belissa Lisboa e Evelin Tomi disputaram a semifinal. Evelin conquistou a medalha de ouro na ocasião e Belissa ficou com o bronze. Esse fato a incentivou a treinar três horas por dia para chegar à final das Olimpíadas Escolares deste ano. "Estou muito feliz por ganhar minha primeira medalha de ouro. Não estou nem acreditando", ressaltou a atleta.
O mesatenista Hugo Hoyama, acompanhou a final do torneio. "Esta é uma oportunidade única para esses meninos de 12 a 14 anos terem a chance de participar de uma competição desse nível", disse o atleta que é Embaixador das Olimpíadas Escolares e maior medalhista do Brasil em Jogos Pan- americanos.

MPF pede prorrogação da prisão de seis envolvidos na Operação Mãos Limpas

Informação que se tinha até às 21h de ontem era de que 12 dos acusados seriam liberados no início da madrugada de hoje




 
  Pelo menos 12 das 18 pessoas presas pela Polícia Federal em Macapá, sexta-feira, durante a Operação Mãos Limpas, ficaram de ser liberadas da Penitenciária Papuda, no Distrito Federal, no início da madrugada de
hoje. É que a prisão temporária inicial de cinco dias teve o prazo expirado à meia noite.
Os outros seis presos tiveram as suas prisões estendidas por mais cinco dias a pedido do Ministério Público Federal atendido pela Justiça, sob a argumentação de que a prorrogação é necessária para não comprometer os depoimentos em curso e o andamento das investigações.
Como o inquérito está sob segredo de justiça, o nome dos envolvidos não pode ser divulgado.
De acordo com o que foi divulgado pela Polícia Federal, durante a Operação Mãos Limpas, os 18 presos em Macapá levados para Brasília, na mesma sexta-feira, integravam organização criminosa. Eles são servidores públicos, agentes políticos e empresários.
As investigações foram iniciadas em agosto de 2009 e o esquema desviou recursos estimados em mais de R$ 300 milhões.
As apurações, conforme a Polícia Federal, revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental).
Durante as investigações, a polícia constatou que a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitavam as formalidades legais e beneficiavam empresas previamente selecionadas.
Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a R$ 2,5 milhões, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.
Segundo a PF, o mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos. A polícia identificou desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.

Dia da Consciência Negra poderá ser feriado nacional

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, poderá passar a ser comemorado como feriado nacional. Projeto nesse sentido deve ser votado na próxima reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, em seguida, apreciado em Plenário.
A data já reconhecida e celebrada como feriado em 225 cidades de 11 estados, inclusive três capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá). O dia 20 de novembro foi escolhido por ter sido a data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares (1655-1695), considerado um herói da resistência antiescravagista no período colonial. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, o maior da história do Brasil, que durou mais de 60 anos e chegou a abrigar, segundo historiadores, cerca de 20 mil pessoas.
O projeto original que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Cons-ciência Negra (PLS 520/03), de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), previa apenas a data, mas não o feriado. Na justificação da matéria, Serys argumenta que sua proposta visa criar uma oportunidade para a reflexão sobre o preconceito ainda existente na sociedade brasileira.
Aprovado pelo Senado, o texto foi enviado à Câmara dos Deputados e apensado a outra proposta (PLS 302/2004), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que propunha o dia 20 de novembro como feriado nacional.
Os deputados elaboraram texto substitutivo dos projetos, instituindo não só a data, como também o feriado. Enviado para nova votação no Senado, o projeto passou pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que rejeitou a criação do feriado.