Noventa alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rodoval Borges Silva, localizada no bairro Fonte Nova em Santana, participaram de uma visita monitorada ontem nas instalações do Jornal Diário do Amapá. De acordo com a professora Alessandra Furtado de Souza, a visita está diretamente ligada ao programa de incentivo a escrita e a leitura.
Eles conheceram todo processo de construção do jornal que ocorre desde a reunião de pauta na redação, até a entrega das matérias devidamente escritas pelos repórteres ao editor chefe.
Em seguida eles conheceram o parque gráfico onde é feita a montagem e impressão do jornal. A professora relatou que o projeto vai tomar corpo dentro da escola com o lançamento do jornal escolar.
A direção do programa recebeu o repasse de R$ 1 mil que foi destinado pelo Governo Federal através do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Esse valor servirá para custear as despesas com a confecção e impressão do jornal que será escrito e diagramado pelos próprios alunos. Uma gráfica já foi contratada para rodas os exemplares.
Além de despertar o aluno para a importância da leitura e da escrita correta, o programa também deve revelar talentos com tino jornalístico que podem ser futuros jornalistas do Amapá. Os alunos que acompanharam fascinados todas as explicações ine-rentes ao funcionamento do jornal, relataram que a experiência foi muito válida e que isso os despertou para a importância da leitura. "Agora sei o quanto é importante escrever corretamente um texto. Vou me aprofundar nos estudos para evitar os erros e ter um texto limpo. Esse mundo é mágico e nos contagia de verdade" declarou um dos alunos da 8ª série.
Objetivo futuro é integrar a própria comunidade que vive no entorno da escola. O projeto também deverá contar com a participação direta da comunidade que vive no entorno da escola. Cada um dos alunos envolvidos de-verá atuar como multiplicador. "quando um jovem absorve esse conhecimento na escola, é muito proveitoso porque ele incentiva os familiares em casa" encerrou a professora.
Eles conheceram todo processo de construção do jornal que ocorre desde a reunião de pauta na redação, até a entrega das matérias devidamente escritas pelos repórteres ao editor chefe.
Em seguida eles conheceram o parque gráfico onde é feita a montagem e impressão do jornal. A professora relatou que o projeto vai tomar corpo dentro da escola com o lançamento do jornal escolar.
A direção do programa recebeu o repasse de R$ 1 mil que foi destinado pelo Governo Federal através do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Esse valor servirá para custear as despesas com a confecção e impressão do jornal que será escrito e diagramado pelos próprios alunos. Uma gráfica já foi contratada para rodas os exemplares.
Além de despertar o aluno para a importância da leitura e da escrita correta, o programa também deve revelar talentos com tino jornalístico que podem ser futuros jornalistas do Amapá. Os alunos que acompanharam fascinados todas as explicações ine-rentes ao funcionamento do jornal, relataram que a experiência foi muito válida e que isso os despertou para a importância da leitura. "Agora sei o quanto é importante escrever corretamente um texto. Vou me aprofundar nos estudos para evitar os erros e ter um texto limpo. Esse mundo é mágico e nos contagia de verdade" declarou um dos alunos da 8ª série.
Objetivo futuro é integrar a própria comunidade que vive no entorno da escola. O projeto também deverá contar com a participação direta da comunidade que vive no entorno da escola. Cada um dos alunos envolvidos de-verá atuar como multiplicador. "quando um jovem absorve esse conhecimento na escola, é muito proveitoso porque ele incentiva os familiares em casa" encerrou a professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário