quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Disputa pela presidência da Assembleia Legislativa já tem seis candidatos

Composição da mesa diretora interessa, diretamente, ao governo do Estado.
Passada a disputa pelo governo do Estado, eis que surge uma nova corrida eleitoral pelo poder político, desta vez, de forma mais interna e sem muito alarde. Trata-se da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, que até agora já possui seis candidatos.
O número de partidos que concorre à presidência daquela Casa de Leis também é o mesmo. São eles: PP, PDT, PSDB, DEM, PMDB e PSC.
Entre os candidatos que poderão ter seus nomes confirmados para a disputa, estão: Edinho Duarte (PP), Eider Pena (PDT), Michel JK (PSDB), Isaac Alcolumbre (DEM), Dalto Martins (PMDB) e Moises Souza (PSC).
Na teoria, um dos principais critérios para se escolher o presidente do Legislativo é que ele tenha a maioria dos votos dos 24 deputados estaduais. Na prática, esses critérios são outros, passando desde simples conversas a portas fechadas nos gabinetes, até mesmo troca de favores políticos.
Conforme manda a tradição política, quem compõe a maioria para escolher a presidência legislativa é o governador. Hoje, o governador eleito Camilo Capiberibe (PSB) já teria a fidelidade de 12 dos 24 deputados estaduais. Isso significa que, se for confirmada tal proporção, ele poderá apenas conquistar mais um voto e indicar o presidente daquela Casa de Leis.
O que isso vai significar na prática para o chefe do Executivo? Ele terá o apoio da maioria na votação de projetos e leis que enviar ao Legislativo, que tem como função aprovar leis e também fiscalizar as ações do governo do Estado.

Cartada - Um outro nome que pode surgir e aumentar ainda mais a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa é do deputado estadual Balieiro, militante do PSB, eleito no primeiro turno das eleições.
Apesar do nome de Balieiro não estar sendo cogitado nos bastidores políticos, ele mesmo já se colocou à disposição para disputar a mesa diretora, o que, sem dúvida alguma, será um grande trunfo na manga para a composição da presidência daquela Casa de Leis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário